Quantas vezes já te perguntaram por que você escolheu fazer enfermagem?

Fala a verdade:

É difícil para as pessoas entenderem o motivo de tanto orgulho por usar o jaleco de enfermeiro.

Isso acontece com todos que abraçaram essa profissão maravilhosa!

Tanto que resolvemos escrever esse artigo que vai resumir os principais motivos para se fazer enfermagem:



7 Motivos para escolher uma profissão que só enfermeiros vão compreender!

 
ajudar ao próximo

Quando perguntamos qual o motivo da escolha da enfermagem como profissão, a primeira resposta que temos na grande maioria das vezes é:

 

A possibilidade de ajudar ao próximo.

 

Atuar como enfermeiro exige doação e muito amor, o fator humano é sempre colocado a frente de qualquer coisa.

 

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos profissionais, eles estão sempre 100% dedicados em todas as etapas da recuperação do paciente, em cuidar e ajudar as pessoas em um momento de fragilidade física e emocional.

 

A Enfermagem é mais que uma profissão. É vocação.

 

 possibilidade de atuação


Outro motivo fundamental é que o  profissional de enfermagem pode atuar em várias áreas.

Confira algumas das principais:

  • Hospitais: Cuidando diretamente dos pacientes ou nos setores administrativo, gerencial e educacional.

  • Postos de saúde: diretamente na área assistencial e saúde da família.

  • Laboratórios: assistencial, gerencial e coleta de materiais

  • Policlínicas: área assistencial, gerencial e administrativa

  • Clínicas de estética: Os enfermeiros especializados nessa área podem realizar procedimentos estéticos e dermatológicos

  • Equipes de resgate: assistência a vítimas em situações de emergências

  • Enfermagem do trabalho: responsável por atendimentos ambulatoriais na empresa de atuação e de estudos de condições de periculosidade juntamente com a equipe de segurança no trabalho

  • Enfermagem forense: segundo o Cofen, o enfermeiro forense é responsável pela assistência a vítimas de violência. Devem estar preparados para lidar com traumas físicos e psicológicos. 

  • O home care é uma área em crescimento tanto no cuidado de idosos como de internações domiciliares. A função do enfermeiro é cuidar ou supervisionar procedimentos clínicos específicos de um plano de tratamento domiciliar.

 

inumeras especializações



Aumentar as chances de conseguir um bom emprego é fundamental em qualquer profissão, e na enfermagem isso não é diferente.

Com a especialização o profissional pode desenvolver habilidades e conhecimentos específicos para as áreas de interesse e se diferenciar no mercado de trabalho.

As especializações da área de enfermagem são incríveis.

Quer ver?

  • Enfermagem Oncológica: Voltada ao tratamento de pacientes com câncer;

  • Enfermagem Obstetrícia:  Foco de atuação ao cuidado e assistência de mulheres no período de gestação e lactência.

  • Enfermagem geriátrica: destinada ao atendimento dos idosos

  • Nefrologia: especialização no tratamento de pacientes de hemodiálise, diálise e transplantes.

  • Urgência e Emergência: Habilitação em atendimentos a pacientes críticos ou em situação que envolvem risco iminente de morte 

  • Cirúrgica: Auxilio e serviços em centros cirúrgicos

  • Enfermagem Pediátrica: Atuar com crianças e seus familiares, principalmente os recém nascidos.

  • UTI (Unidade de Terapia Intensiva)- Essa especialização pode ser feita para atendimento a Adultos e Neonatal.

  • Gestão de saúde- A especialização nessa área prepara o profissional para atuar como gestor ou auditor em hospitais, seguradoras, clínicas e laboratórios

  

Veja só:

Não importa o nível, pode ser auxiliar, técnico ou bacharelado, a taxa de empregabilidade é uma das mais altas para profissionais especializados pois existe um déficit grande na área da saúde.

Dados importantes:

Esta área está em expansão. Conta com cerca de 2,9 milhões de postos de trabalho e cresce por volta de 500 novas contratações ao mês em todo país segundo a  anahp (Associação nacional de hospitais privados).

O Brasil tem um coeficiente de 1,43 enfermeiro por habitante (Cofen), o ideal são 2 enfermeiros por habitante segundo a Organização Mundial da Saúde.

E também temos o home care, que vem apresentando crescimento de 5% ao ano e a previsão é que continue crescendo devido ao aumento da expectativa de vida da população brasileira. 

Segundo o IBGE a previsão é sermos o sexto país no mundo em número de pessoas idosas até 2025. 

O Caged (cadastro geral de empregados e desempregados,demonstra que  a enfermagem foi uma das áreas que mais cresceram no início de 2018 no Vale do Paraíba conforme reportagem do G1 sobre empregos e profissões.

horarios flexiveis



Segundo o
Coren, a jornada de trabalho para a enfermagem pode variar de seis, oito ou doze por trinta e seis horas, desde que estabelecida no contrato de trabalho. Alguns profissionais indicam essa flexibilidade como um dos pontos mais valorizados da profissão.

Com horários mais flexíveis é possível atuar em mais de um local de trabalho, estudar para ampliar seus conhecimentos ou dar atenção a vida pessoal.

  diversidade de cursos

 

 Todos sabemos que o crescimento do setor de enfermagem demandou o aumento de profissionais bem preparados.

Isso gerou uma explosão de cursos, com grades curriculares e tempo de formação diferenciados.

 

Você pode escolher entre várias possibilidades de formação:

  •  Auxiliar de enfermagem-  A duração do curso para auxiliar de enfermagem é em média de 12 meses. O profissional que optar por essa formação aprenderá procedimentos simples como a esterilização de materiais hospitalares; aplicação de vacinas, administração de medicamentos (mas não a prescrição), realização de curativos, preparar pacientes para exames, higiene do paciente e etc. A atuação será  nos setores ambulatoriais atendendo pacientes apenas de baixa complexidade. 

  • Técnico de enfermagem- Esse é um dos cursos de enfermagem com uma duração um pouco maior, entre um ano e meio a dois anos. Atua executando as ações planejadas pelo enfermeiro. Pode trabalhar com pacientes de média e alta complexidade, e, também, em setores mais avançados, como Centros Cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva. 

  •  Bacharelado em enfermagem - Formação de nível superior e dura 5 anos. O profissional após o término do curso poderá atuar na direção do serviço de enfermagem orientando os técnicos e auxiliares, e também a administração  de toda a assistência e cuidado dos pacientes.

  •  Pós-Graduação/ mestrado-  Feito após o curso superior ele aprofunda o conhecimento do profissional em uma área específica.  Pode ser Stricto sensu voltado para a formação cientifica e acadêmica ou  lato sensu que corresponde a cursos de especialização. 

E veja bem:

As instituições de ensino estão mais qualificadas, com metodologias e grades curriculares modernas, bem como horários de estudo flexíveis.

As opções de preço e financiamento das Instituições de Ensino,  propiciam adequação ao orçamento a todos os bolsos.

 

crescimento pessoal



Esse motivo é um dos mais importantes:

O crescimento pessoal.

É gratificante ver um paciente se recuperando após receber cuidados, ou mesmo nos momentos mais difíceis, fazer a diferença prestando assistência quando não existe cura.

Na área da saúde a equipe de enfermagem é a que mais tempo e dedicação oferece ao paciente, cria um laço emocional de amizade e carinho. 

A cada contato o profissional tem a oportunidade de aprender sobre outras pessoas e suas histórias. Essa troca permite o aprimoramento e a evolução individual.

Enfermeiros fazem parte dos profissionais que podem mudar o mundo!

 

reconhecimento da sociedade



E sabe o que é mais incrível?

A sociedade reconhece no profissional da enfermagem um especialista em cuidados que vão muito além da capacidade técnica. O enfermeiro é visto como um profissional “do bem” sensível a toda a dor do paciente, física, mental e emocional.

Até mesmo o Papa Francisco reconheceu os enfermeiros como “peritos em Humanidade”. 

Em artigo do Vatican News, ele ressalta que os enfermeiros estão em contínua escuta e compreensão das exigências de um enfermo, cuja situação requer um árduo esforço de discernimento e de atenção. Desta forma, sua profissão se torna verdadeira missão.

Está pensando em cursar enfermagem? Conte para nós qual é o seu motivo para entrar nessa profissão!

 

INFOGRÁFICO:  7 motivos para cursar enfermagem!
motivos para ser enfermeiro infografico



Leia também:

Chef Giovana Faz Sucesso com Restaurante saudável e natural

 5 Passos para ter sucesso na sua clínica médica ou odontológica

4 Dicas para acertar na escolha do Jaleco

Qual o melhor calçado para o profissional da saúde? 

Como Lavar seu jaleco de forma fácil e prática

Quais as diferenças entre os cursos de enfermagem

ESCOLHA SEU JALECO